segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ARTISTA PLÁSTICO JÊ AMÉRICO APRESENTA VERNISSAGE “ARVO”,

ARTISTA PLÁSTICO JÊ AMÉRICO APRESENTA VERNISSAGE “ARVO”,
DIA 8 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA), NA LIVRARIA CULTURA DO SHOPPING IGUATEMI

O artista plástico e arquiteto Jê Américo realiza vernissage da exposição segundo ato de seu projeto “Linhas: 3 atos”


Após a recente realização do primeiro ato, intitulado In Rainbows, será apresentado no dia 8 de setembro (segunda-feira)às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemio segundo ato, chamado “Arvo”.

O artista, que em 2014 expôs na Feira Pinta London e no 2º salão de outono França-Brasil, teve recentemente alguns de seus trabalhos incorporados ao acervo da Galeria Sérgio Caribé.

Para a segunda série de três exposições elaboradas a partir do universo musical, Jê Américo busca inspiração no minimalismo das hipnóticas composições do músico estoniano Arvo Pärt. 

A abstração dos estímulos sensoriais criados pelo som é traduzida pelo artista em 12 desenhos, com formatos de 30x42cm e 42x30 cm, utilizando a técnica de nanquim sobre papel num processo sinestésico que evoca a possibilidade de expressar em cores, texturas e volumes as sensações experimentadas nas audições das músicas que dão título aos desenhos, como: “Silentium”,”Fratres”e “Spiegel im Spiegel”.

As sucessivas camadas de linhas traçadas, uma a uma, compõem com o branco residual do papel, formas de geometrias difusas, de onde emergem cores vibrantes, elementos dimensionais, sutilezas de sombras, novas geometrias, como na obra: “Cantus in Memorian Benjamin Britten”.

Em “Silentium”, somos remetidos à introspecção, seja pela ausência de cores, pela densidade de saturação do preto, pela vibração do elemento branco- área de não preenchimento do campo. Há de alguma forma uma relação de fundo e figura como ocorre na música, dos espaços preenchidos pelas notas musicais e do silêncio entre elas.

Pela maneira que utiliza cor e forma em suas composições visuais, Jê Américo estabelece diálogos com artista modernos que surgem a partir do início do século XX, como Mark Rothko, Yves Klein e Paul Klee.

Sobre Jê Américo:
Com formação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1994, o artista plástico Jê Américo inicia carreira de desenhista técnico em escritórios de arquitetura, época pré-informática, na segunda metade da década de 70, quando os desenhos eram elaborados com canetas nanquins, esquadros e régua paralela. Desde o início da faculdade até o momento, desenvolve projetos de arquitetura, mobiliário e gerenciamento de obras.

Em 2008, por sugestão de um amigo artista plástico, faz a primeira série de mapas a partir do contorno da América do Sul. Já nesses trabalhos, surgem as linhas, que serão uma marca importante nos trabalhos posteriores.

Práticas de meditação Zen Budista, estudos sobre Lógica, Matemática, Física e Filosofia da Ciência influenciaram a produção que se desenvolve a seguir. A questão da materialidade da realidade, explorada nas esculturas de Jesus Soto, e a geometria difusa de Mark Rothko, são também referências visuais fundamentais.

A ausência de linhas de contorno torna as formas inefáveis, ora surgindo como adensamentos do campo em que se encontram imersas, ora pela vibração de cores intensas, que como partículas subatômicas, permitem diferentes camadas de leitura, cada vez mais profundas, de sua composição.

Dois monges discutiam sobre o tremular de uma bandeira ao vento:
- a bandeira está se mexendo, disse o primeiro
- o vento é que está se mexendo, replica o outro
um mestre que passava por ali responde:
- nem a bandeira, nem o vento, é a consciência que se move
koan zen

Exposições Coletivas
2012 – Exposição Urbanidades – FUNCADI – Instituto Carlos e Diva Pinho
2013 – Urbanidades 2ª. Edição – Espaço 00
2013 – Hub B4I – Mostra de portfólio
2014 – 2º Salão de Outono da América Latina – Galeria Marta Traba obra “Calçada” selecionada
2014 – O saber da linha – Lab570 – Coletiva de artistas – Curadoria Paulo Gallina
2014 – O saber da linha – Lab570 – Pinta London – Earls Court Exhibition Centre – Londres

Exposições  individuais
2014 – Projeto – Linha: 3 Atos – In Rainbows – Galeria Photoarts – Shopping Iguatemi – São Paulo

Serviço:

Linhas 3 atos – Segundo Ato: “Arvo”
Local: Livraria Cultura Shopping Iguatemi (Av.: Brigadeiro Faria Lima, 2232-Jd. Paulistano)
Tel.: (11) 3816-6116
Exposição: de 8 a 30 de setembro
Horário: 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre
Ar condicionado
Acessibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário