domingo, 19 de maio de 2013

Claudio Goldman= Teatro Folha - Musical Pour Elise estreia dia 11 de junho em SP

Vivo apresenta POUR ELISE no Teatro Folha

Musical estreia dia 11 de junho em São Paulo

“Uma inesquecível história de amor”



Varsóvia, 1938. Em uma festa da alta sociedade, o pianista judeu Sbig (Claudio Goldman) se apaixona pela bela cantora Elise (Gabriela Alves), casada com um líder da resistência antinazista. O amor acaba quando explode a Segunda Guerra Mundial e Elise embarca com seu marido para o Brasil. Anos depois, Sbig e Elise se reencontram no país tropical e retomam o romance.

Apresentado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena, este é o enredo de POUR ELISE, musical escrito por Flávio de Souza, com direção de Pamela Duncan. No elenco, além de Gabriela Alves e Claudio Goldman, estão Lui Strassburger (que interpreta Sbig mais velho) e Ronaldo Liano. Espetáculo estreia dia 11 de junho, terça-feira, às 21h30 no Teatro Folha. No palco, cinco músicos executam a trilha sonora com piano, clarinete, acordeão, percussão, e flauta. As clássicas melodias de Beethoven, Schumann, Mozart recebem os versos de Flávio de Souza e Claudio Goldman cantados ao vivo pelos atores.  

Claudio Goldman – idealizador do projeto - além de integrar o elenco, assinar a produção e a direção musical ao lado de seu irmão, Gabriel Goldman - também participou da criação das canções em parceria com o autor. “Muitas músicas tiveram início em meu show Versão Brasileira, no qual brinco livremente com obras eruditas de Chopin, Beethoven, Mozart e outros, transformando-as em canções com ritmos brasileiros e letras em português”, conta.

A clássica canção Pour Elise, que dá nome ao espetáculo, costura o musical em diversas cenas. “Tem a versão Pour Elise em jazz, variação da Pour Elise em forma de chorinho. A brasilidade chega ao fim da peça, quando os protagonistas se encontram no Brasil”, conta Claudio, que está há quatro anos empenhado em montar o espetáculo.

Convidada para protagonizar o espetáculo, Gabriela Alves está, pela primeira vez, se arriscando na música lírica. Com currículo vasto, a atriz conta com a preparação musical de Jocelyn Maroccolo e a coreografa Luciana Mayumi. “É mais um desafio na minha carreira. Gostei muito do projeto quando fui convidada pela diretora e não hesitei em participar”, conta a atriz.

Diretora, cenógrafa e figurinista, Pamela Duncan conta que a única fórmula de Pour Elise é divertir e encantar o público com a divertida e vibrante história do século passado com suas dores e alegrias. “É uma reflexão sobre o holocausto e o exílio voluntário ou não das pessoas que viveram durante a guerra. Assim, com muito sentimento e paixão, a obra faz homenagem ao amor que ultrapassa as dificuldades dos tempos e triunfa eternamente. É um espetáculo romântico, com traços brechtianos, pitadas de chanchada e melodrama. Carregado de emoção, comovente e com um trabalho corporal intenso”, conta a diretora, que está à frente do grupo A Peste, Cia Urbana de Teatro.

“Flávio de Souza, autor inteligente e sensível, soube encontrar uma dramaturgia que mesclasse aspirações, desejos e angústias. Assim como as músicas compostas em parceria com Claudio Goldman, que abrilhantam ainda mais o musical. Tive liberdade de criação e de releitura desta obra de Flávio e Claudio. Escolhi o melodrama, a chanchada, a dramédia (como fala o próprio autor), O sentimento  profundo dos momentos vivenciados pela guerra e os próprios antepassados da família”, fala a diretora.

“No elenco, tenho atores com vasta bagagem e que realmente entendem a linguagem do melodrama e aceitam  mergulhar nesta pesquisa de movimentos, emoções e tipos de interpretação. Uma equipe técnica  experiente fizeram crescer ainda mais nossa montagem”, conta Pamela Duncan, que se inspirou no filme Casablanca e nas obras de Woody Allen. “Casablanca é considerada a maior historia de amor filmado. É eterno e um clássico o momento da despedida como um ato de amor profundo entre dois amantes”, conclui.

Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, a parceria permite uma série de ações após o espetáculo cumprir temporada na cidade de São Paulo, como workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbios para todos. O espetáculo é apresentado e patrocinado pela Vivo.

SOBRE FLÁVIO DE SOUZA
É um ator e roteirista brasileiro. Foi um dos integrantes do grupo teatral Pod Minoga, ao lado de Naum Alves de Souza, Carlos Moreno, Mira Haar e Dionisio Jacob. Em 1988, escreveu a peça teatral Fica Comigo Esta Noite, que estreou nos teatros brasileiros com Marisa Orth no papel de Laura e Carlos Moreno como Edu. No início da década de 1990, a peça foi remontada com Débora Bloch e Luís Fernando Guimarães no elenco. Em 2006, a peça foi adaptada por João Falcão para o cinema, tornando-se um sucesso nacional de público, desta vez com Alinne Moraes e Vladimir Brichta nos papéis principais. Foi responsável pela a criação do Castelo Rá-Tim-Bum, junto com o cineasta Cao Hamburger. Flavio também foi um dos autores de Sai de Baixo, apresentado pela TV Globo.


SOBRE PAMELA DUNCAN (diretora)
Diretora do Grupo de Teatro Físico A Peste, Cia Urbana de Teatro. Diretora de teatro, cenógrafa, figurinista. Formou-se em Artes Cênicas em Buenos Aires, completando seus estudos no Exterior e no Brasil. Seus principais professores foram Antoinete de São Martin, Nola Rae (Inglaterra), Florent Pelayo(França) e o mestre Augusto Fernandez, dança no Stagium e mímica com o mimo Angel Elizondo. Atualmente dirige a companhia A Peste, Cia Urbana de Teatro. Com destaque para os espetáculos “A Menina que descobriu a noite”, “Sonhei com Charles Chaplin”, ”Eternos Vagabundos”, “As Incríveis historias de Mariazinha e seu amigo Sol”, “O Processo” de Kafka, “Nossa Historia é Assim”, de Raul Bopp, A Fantástica Trupe em ”A Princesa Engasgada”. Ministra oficinas e cursos de teatro físico e interpretação no Brasil e em diferentes países de America Latina. Coordena o departamento de Teatro Educação da Prefeitura de Taboão da Serra Ministrou no Festival Internacional de Azul de teatro em Buenos Aires, Argentina. É coordenadora em Taboão da Serra do projeto “Fazendo arte na Escola” na área de Teatro. Coordena na Oswald de Andrade o Projeto “A Arte de Contar Historias” segundo semestre de 2011.

SOBRE CLAUDIO GOLDMAN (diretor musical / ator)
Iniciou sua carreira em 1990 gravando jingles para a Chevrolet, Coca-Cola (Rock-in-Rio), Pepsi e McDonalds. Em 1991, apresentou-se durante oito meses no Cassino Estoril (Lisboa, Portugal), com seu colega Pedro Moreno. Após cantar em programas de TV como Domingão do Faustão, Jô Soares e Hebe, passou a realizar Shows por todo o País. Lançou dois CDs pela Gravadora RGE, pelos quais foi indicado ao Prêmio Sharp, na categoria Cantor Revelação. Compositor conhecido por sua sensibilidade e voz melodiosa, Claudio transita por variados estilos musicais que vão da MPB à Ópera, do Jazz ao Pop Rock. Suas canções foram tema de novelas da Globo e da Record. Criou recentemente o divertido e emocionante espetáculo “Versão Brasileira”, no qual brinca livremente com obras eruditas de Chopin, Beethoven, Mozart e outros, transformando-as em canções com ritmos brasileiros e letras em português. O espetáculo estreou no Festival de Inverno de Campos do Jordão, circulou pelo Estado de São Paulo e foi apresentado no primeiro Campos Jazz Fest e na casa de shows Bourbon Street.


SOBRE GABRIELA ALVES (atriz)
Foi no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que Gabriela Alves começou sua carreira aos três anos de idade como o “Anjinho da Asa Quebrada”. Após a obra de Monteiro Lobato, Gabriela participou de diversos trabalhos de destaque como as minisséries “Tenda dos Milagres” de Jorge Amado, “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes, o premiado “Órfãos da Terra”, o longa-metragem “Sonhos de Menina Moça”, destaque em vários festivais internacionais, além de novelas como “Mulheres de Areia” e “Tropicaliente” na Rede Globo, “Tocaia Grande” na Manchete e “Marisol” no SBT, trabalhos que lhe renderam reconhecimento por parte do público e da imprensa. Recentemente, após uma longa temporada de estudos, fez uma participação especial na novela “Amor & Revolução” no SBT, onde recebeu boas críticas por sua interpretação.


SOBRE LUI STRASSBURGER (ator)
Ator profissional e locutor de comerciais desde 1977. Iniciou carreira no teatro em Porto Alegre, sua cidade natal. Na televisão participou de várias novelas, se destacando recentemente como o “Otorrino Ruy” de Avenida Brasil. Com o curta-metragem: “O Encontro” de Marcos Jorge, ganhou o “Kikito” de “Melhor ator” no 30º Festival de Gramado. Atuou também em “O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda” de Jorge Furtado e José Pedro Goulart. Aparece em destaque nos longas: “O Menino da Porteira”, de Jeremias Moreira e “A Casa Verde” de Paulo Accorde. No teatro atuou em; “Homem Aranha, Ação e Aventura” de Leandro Panetta, megaprodução argentina; “Laços Eternos” de Zíbia Gasparetto com direção de Renato Borghi; “La Chunga” de Mario Vargas Llosa e direção de William Pereira, apresentada em Miami e Nova York; “O Cobrador”, peça baseada em conto de Ruben Fonseca com direção de Beth Lopes, entre outras. Atua em comerciais para TV e cinema. Recentemente fez a campanha “Brastemp You” como ator e locutor.

SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

SERVIÇO
Pour Elise. Estreia dia 11 de junho, terça-feira, às 21h30 no Teatro Folha – Shopping Higienópolis.  Avenida Higienópolis, 618 - Consolação - São Paulo  SP. Temporada: terças, às 21h30. Até dia 20 de agosto. Ingressos: R$ 20. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Ingressos a venda pelo www.ingressorapido.com.br

FICHA TÉCNICA
Texto: Flávio de Souza. Músicas: Claudio Goldman e Flávio de Souza. Direção Geral: Pamela Duncan. Elenco: Claudio Goldman, Gabriela Alves, Lui Strassburguer e Ronaldo Liano. Músicos: Gabriel Goldman (piano, clarinete e flauta), Gabriel Levy / Jocenir Fiori (acordeon), Frank Herzberg / Julius Peter Nitsch (contrabaixo), Décio Gioilli (percussão), Douglas Gomes (violino). Assistente de Direção e Produção: Luiz Fernando Albertoni. Assistente de Produção: Isabella Goldman. Supervisão Musical: João Maurício Galindo. Direção Musical e Arranjos: Gabriel Goldman e Claudio Goldman. Figurino e cenário: Pamela Duncan. Vídeo: Giuliano Scanduzzi. Iluminação: Juarez Adriano. Técnico de vídeo: Jonas Ribeiro. Adereços: Lucas Luciano. Camareira: Rosanah Antão. Preparação vocal: Jocelyn Maroccolo. Coreografia: Luciana Mayumi. Fotos: Jefferson Pancieri. Produção: Kling Associados. Assessoria de imprensa: Douglas Picchetti. Patrocínio: Vivo Encena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário