quarta-feira, 24 de abril de 2013

MÚSICA DE CÂMARA TEMPORADA 2013 O JOVEM FENÔMENO FEDERICO COLLI ABRE A TEMPORADA EM RECITAL COM OBRAS DE MOZART, SCHUBERT E RAVEL

Um recital do pianista italiano Federico Colli, vencedor em 2012 do celebrado Concurso Internacional de Piano de Leeds, marca a abertura da série “Música de
Câmara Temporada 2013", da Cultura Artística. O evento acontece no próximo dia 30 de abril, terça-feira, às 21 horas, no Teatro Cultura Artística Itaim
.



 O italiano Federico Colli foi o grande vencedor em setembro de 2012 do Concurso Internacional de Piano de Leeds, conquistando o primeiro prêmio e a medalha de ouro.
        O concurso acontece na cidade inglesa de Leeds, a terceira maior do Reino Unido. Trianual, foi realizado pela primeira vez em 1963 e ganhou tal prestígio que garante a seu ganhador popularidade imediata. Pode-se dizer que vencer Leeds é “meio caminho andado” para uma grande carreira internacional. Basta mencionar que na relação de vencedores – Colli é o 17º – há nomes consagrados como Radu Lupu, Murray Perahia, Michel Dalberto e Alessio Bax (este, aliás, estará no Brasil para a Temporada Internacional da Cultura Artística, tocando com o violinista Joshua Bell).
        Mais do que isso, é voz corrente no mundo musical que "em Leeds não há perdedores". No concurso de 1975, por exemplo, vencido pelo russo Dimitri Alexeev, ficaram em 2º e 3º os hoje celebrados Mitsuko Uchida e András Schiff!
        O fato é que, como que num passe de mágica, Federico Colli tornou-se uma das maiores promessas da música de concerto no mundo. Leeds, porém, foi apenas mais um degrau de uma carreira que há muito se desenha brilhante. Federico Colli já figurava como uma das maiores promessas da música de concerto no mundo. Em 2011 ele vencera o Concurso Internacional Mozart, em Salzburgo, e em 2008 o Concurso Internacional Cantù.



Um pianista soberbo, totalmente surpreendente. Colli mostrou frescor, reinventou completamente o Imperador [o Concerto Nº 5 Op. 73 de Beethoven].
Palavras da pianista Kathryn Stott ao ouvir Federico Colli na final do concurso de Leeds

Programa desafiador O programa que Federico Colli apresentará no dia 30 é desafiador, tem três expressivas peças do repertório pianístico: as “Variações sobre ‘Salve Tu Domine’” de Mozart, “Quatro Improvisos” de Schubert e a suíte “Gaspard de La Nuit” de Ravel.
        O recital, que marca na abertura da série de “Música de Câmara Temporada 2013" da Cultura Artística, tem apoio do Istituto Italiano di Cultura São Paulo.


Breves informações sobre as obras
  • Mozart, Seis variações em fá maior sobre “Salve tu, Domine” KV 398
    • Esta pequena e deliciosa peça escrita em 1783 – a partir de uma das árias do primeiro ato da ópera "I filosofi immaginari", de Giovanni Paisiello – tem como atrativo permitir a  entrada no mundo de Mozart como um grande pianista improvisador.
  • Schubert, Quatro improvisos D.935
    • Schubert escreveu seus oito Improvisos para piano em 1827 e, a partir deles, muitos o saudaram como o “inventor do improviso” e como o compositor que “libertou a música” para piano da forma sonata. Neste programa estão quatro desses “impromptus”, escritos em dezembro de 1827, menos de um ano antes de sua morte, e só publicados em 1839. Embora sejam peças melódicas, atraentes e, em tese, destinadas a músicos amadores, nas mãos de pianistas virtuosos soam como “grande música”, marcada por uma atmosfera suave e escura, com alternância de momentos lentos e melancólicos e momentos de grande animação e energia.
  • Ravel, Gaspard de la nuit
    • Mesmo não sendo um virtuoso do teclado, foi grande a contribuição de Maurice Ravel para a literatura pianística. A suíte Gaspard de la nuit, de 1908, é certamente uma de suas mais exigentes e revolucionárias obras para piano. O título faz menção à inspiração do compositor, o livro ‘Gaspard de la nuit’ de Aloysius Bertrand. A publicação reúne textos em prosa, poemas e desenhos relacionados a fantasias de diabinhos, demônios, ninfas e a mortes e pesadelos. A obra musical de Ravel oferece uma extraordinária mistura de exigências técnicas e pura evocação poética. O compositor selecionou três das fantasias do livro como padrões para o tratamento musical, tendo dedicado cada um dos três “movimentos” da suíte a um pianista diferente. “Ondine” foi dedicado a Harold Bauer, “Le Gibet” a Jean Marnold e “Scarbo” a Rudolph Ganz. É uma das raras obras que Ravel não reescreveu orquestralmente, por considerá-la intrinsecamente pianística.

Ainda sobre Federico Colli Nascido na cidade italiana de Brescia em agosto de 1988, Federico Colli diplomou-se em piano com Sergio Marengoni no conservatório G. Verdi de Milão. Obteve depois diploma da escola de Música V. Gambara de Brescia e fez mestrado em música de câmara com Konstantin Bogino. Completou seus estudos com Boris Petrushansky na Academia Internacional de Imola e com Pavel Gililovno no Mozarteum de Salzburgo.
        Colli já se apresentou em salas de prestígio como Teatro Grande de Brescia, Politeama de Palermo, Comunale de Bologna, Teatro Filarmonico de Verona, Auditorium Conciliazione de Roma, Sala Verdi de Milão, Arena Kursaal de Berna, Konserthuset de Estocolmo, Sala Cortot de Paris, Nikkei Hall e Musashino Cultural Hall de Tóquio e Musikverein de Viena.
        No final de 2011 fez uma turnê com a Klassische Philharmonie Bonn sob regência de Heribert Beissel, apresentando se em Berlim (Konzerthauss), Stuttgart (Beethovensalle), Bonn (Beethovensalle), Mônaco (Herkulessaal) e Hamburgo (Laeiszhalle). Realizou concertos com a Sinfônica de Roma, a Sinfônica Siciliana, a Orquestra de Bérgamo e o Orquestra Arena de Verona, sob direção dos maestros Luc Baghdassarian, Nicola Paszkovski, Pier Carlo Orizio e Francesco Lanzilotta. Nos concursos de Leeds, Mozart e Cantù ele foi solista, respectivamente, com a Hallé Orchestra regida por Sir Mark Elder, com a Camerata Salzburg regida por Dennis Russell Davies e com a Filarmônica de Bacau regida por Ovidiu Balan.
        Sua ainda incipiente carreira discográfica tem já um álbum em duo com o violoncelista Alberto Casadei, com obras de Schumann, Brahms e Debussy; um CD solo com obras de Mozart, Beethoven e Ravel (produzido pelo Tomstudio Universitat Mozarteum); e um CD ao vivo com o Concerto nº 5 de Beethoven, gravado na Beethovensaal de Bonn.

S E R V I Ç O

Cultura Artística
 Música de Câmara Temporada 2013


FEDERICO COLLI
piano



30 de abril, 21 horas


PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Seis variações em Fá Maior sobre “Salve tu, Domine” KV 398

Franz Schubert (1797-1828)
Quatro improvisos D.935 (Op. posth. 142)
1. Improviso em fá menor
2. Improviso em Lá bemol Maior
3. Improviso em Si bemol Maior
4. Improviso em fá menor
Maurice Ravel (1875-1937)
Gaspard de la nuit
1. Ondine
2. Le Gibet
3. Scarbo

Quando
30 de abril, terça-feira, 21 horas
Onde
Teatro Cultura Artística Itaim (303 lugares)
Av. Presidente Juscelino Kubitschek 1830, Itaim Bibi
Quanto
Ingressos a R$ 60,00
Meia-entrada para estudantes e idosos (R$ 30,00)
Preço especial (R$ 10,00) para estudantes de até 30 anos, a partir de meia-hora antes do concerto

À venda pela Ingresso Rápido – em ingressorapido.com.br e 4003-1212. E na bilheteria, no dia do evento, a partir das 15h.
Duração
Aproximadamente 60 minutos, sem intervalo. Na abertura da noite, a jornalista Gioconda Bordon sobe ao palco para uma conversa rápida e informal com o músico


Esta apresentação tem apoio do
Istituto Italiano di Cultura São Paulo
Mais informações
www.culturaartistica.com.br

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