quarta-feira, 17 de abril de 2019

Com texto de Victor Nóvoa e direção de Kiko Marques, o espetáculo Insones reestreia no TUSP - Teatro da USP, dia 25 de abril, quinta-feira, às 21h. Em cena, quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história faz emergir questões fundamentais do dia a dia, tais como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.


Espetáculo Insones reestreia no Tusp no dia 25 de abril

“Como fechar os olhos se os pensamentos fervem na garganta, nas pontas dos pés? Qualquer frequência de violência deixa um resíduo no corpo, um nódulo, tecido duro que naturaliza o brutal, o atroz. Tantos insones e um novo ano a celebrar”.
(trecho de INSONES)

Com texto inédito de Victor Nóvoa e direção de Kiko Marques, ganhador do prêmio Shell, APCA, Aplauso Brasil e Qualidade Brasil pelo espetáculo CAIS ou da Indiferença das Embarcações, e também ganhador do APCA por Sínthia, o espetáculo Insones reestreia no TUSP -Teatro da USPdia 25 de abril, quinta-feira, às 21h. As sessões acontecem de quinta a domingo até 26 de maio.

O elenco reúne atores de diferentes trajetórias no teatro, Fani Feldman,Helena CardosoPaulo Arcuri e Vinícius Meloni - indicado ao prêmio Shell em 2011 por sua atuação em Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso do Teatro de Narradores. Para compor o jogo entre luz e cenário estão Eliseu Weide e Marisa Bentivegna. Os figurinos são assinados por Ozenir Ancelmo e Ana T. e a trilha sonora por Carlos Zhimber.

Em Insones, quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história se mantém por um fio tênue, porém mais importante que a trama são os estados gerados por esse mundo em funcionamento contínuo no qual habitam os personagens. Essas figuras fazem emergir questões fundamentais em nossos dias, como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.
O mundo sem sombras, que explode em violência de tempos em tempos em Insones, carrega traços em comum com outras peças deVictor Nóvoa, como Condomínio Nova Era e Entre Vãos - desenvolvidas com seu coletivo A Digna - e Verniz Náutico para Tufos de Cabelo, que tratam da mercantilização das relações humanas que se dá de diferentes maneiras em nossa sociedade. “É um engano estrutural achar que consumimos coisas, é o tempo que se comercializa. Por isso estamos soterrados por um fluxo incessante de estímulos. Não querem que paremos nem por um instante. Dormir é profanar a liturgia do mercado,” diz o dramaturgo.
O diretor Kiko Marques assume o estilo de escrita não linear de Victor Nóvoa permitindo a abertura de inúmeras camadas de significação do texto. O projeto de montagem da peça foi impactado pela leitura de obras como 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono de Jonathan Crary e Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han, que trazem reflexões sobre os dispositivos de poder na vida contemporânea.
A montagem foi contemplada pelo PROAC 01/2017. Na cidade de São Paulo, o espetáculo fez três temporadas de sucesso de crítica e público em 2018: no SESC Pinheiros, no teatro Sérgio Cardoso e no Teatro de Contêiner Mungunzá, além de apresentações nos SESCs São Caetano, São José dos Campos, Santos e Campinas. Em 2019 o espetáculo circula o interior de São Paulo pela Viagem teatral SESI e faz temporada no TUSP de 25 de abril a 26 de maio.
Ficha Técnica:
Concepção: Fernanda Raquel, Helena Cardoso e Victor Nóvoa. Direção:Kiko Marques. Dramaturgia: Victor Nóvoa. Elenco: Fani Feldman, Helena Cardoso, Paulo Arcuri e Vinicius Meloni. Ator substituto:Conrado Caputo. Assistência de direção: Mateus Menezes. Cenografia:Eliseu Weide. Criação de luz: Marisa Bentivegna. Figurinos: Ozenir Ancelmo e Ana T. Trilha sonora original: Carlos Zimbher. Produção musical: Érico Theobaldo. Autoria das músicas: Carlos Zimbher e Érico Theobaldo. Direção de produção: Catarina Milani. Artista assistente:Elisa Giannella. Operação de luz: Ewerton Ribeiro. Fotos, vídeos e mídias sociais: Pasárgada Comunicação (Érica Modesto e José Eduardo Pachá). Design Gráfico: Vertente Design. Transporte: Mandi. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli.
Insones nas redes
Serviço:
Insones – Reestreia dia 25 de abril no TUSP – Teatro da USP.
Temporada: De 25 de abril a 26 de maio de 2019 - Quintas, sextas e sábados às 21h
Domingos às 19h.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos.
TUSP – TEATRO DA USP – Sala Multiuso – Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque.
Bilheteria: abre com uma hora antes do início dos espetáculos.Capacidade: 72 lugares. Pagamento apenas em dinheiro e cheque.Informações: (11) 3123-5222.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário