Charles Möeller e Claudio Botelho dirigem
elenco de 35 atores e 16 músicos, incluindoHeloisa Perissé, Lucio Mauro Filho, André
Torquato, Nicola Lama, Luiz Carlos Miéle e Malu Rodrigues como
Dorothy
A montagem é baseada na única adaptação autorizada para o teatro, feita pela Royal Shakespeare Company, seguindo praticamente todo o roteiro do filme, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original (‘Over the Rainbow’).
Como é de praxe, a dupla Möeller & Botelho teve total liberdade para adaptação da obra. Além de pensar em uma concepção mais adulta para o espetáculo, eles incluíram um número (‘Jitterbug’) cortado do longa, o Mágico (vivido por Miéle) ganhou uma canção inédita, com letra de Botelho sobre música de Harold Arlen, e toda a concepção visual e coreográfica é nova, fruto do trabalho em conjunto da direção com Rogério Falcão (cenários), Fause Haten (figurinos), Paulo Cesar Medeiros (iluminação) e Alonso Barros (coreografia).
A equipe artística – que tem a coordenação de Tina Salles – enfrentou o desafio de reler cenas que se tornaram lendárias no cinema, como o furacão que leva Dorothy a Oz, a aparição das Bruxas e o famoso vôo de balão com o personagem-título. ‘Esta é, sem dúvida, a nossa maior produção. O resultado desta montagem atesta a maioridade e a independência das produções nacionais no universo do teatro musical’, afirma Aniela Jordan, diretora da Aventura Entretenimento.
Para dar vida a figuras míticas – como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde – e uma história recheada de forte carga imagética, mais de 150 profissionais trabalharam na produção de 14 cenários diferentes, nas mais de 300 peças que compõem o figurino e na preparação de efeitos cênicos.
‘O Mágico de Oz’ faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc. ‘Aplicar no segmento cultural conceitos de ativação de marcas, produtos e serviços tem sido gratificante. Nestes quase quatro anos construímos diversos ‘cases’ em conjunto com os nossos patrocinadores que confirmam a vocação do teatro como evento e ferramenta de marketing, não só para aproveitamento institucional como para venda de produtos e serviços’, afirma o empresário de mídia e entretenimento Luiz Calainho.Um elenco sob medida
Malu Rodrigues (Dorothy) foi escolhida para liderar um elenco de 35 atores e 16 músicos. Aos 18 anos, a atriz já pode ser considerada veterana em musicais e tem no currículo participações em ‘A Noviça Rebelde’, ‘7 – O Musical’, ‘O Despertar da Primavera’, ‘Beatles num Céu de Diamantes’ e ‘Um Violinista no Telhado’, todos com direção de Möeller & Botelho.
Ela dividirá o tablado com Lucio Mauro Filho, que faz sua estreia no gênero, André Torquato – revelado em ‘Gypsy’ (2010) e estrela de ‘Priscilla, a Rainha do Deserto’ (2012) – e Nicola Lama, elogiado pelo desempenho em ‘Um Violinista no Telhado’. Os três vão encarnar, respectivamente, o Leão Covarde, o Espantalho e o Homem de Lata, o trio de amigos que ajuda Dorothy a seguir pela estrada mais conhecida da história do cinema: a Estrada dos Tijolos Amarelos.
Heloisa Perissé faz sua estreia no teatro musical como a atrapalhada Bruxa Má do Oeste, enquanto Bruna Guerin – revelação em Hair como a mãe do protagonista Claude – será Glinda, a Bruxa Boa. Fernando Vieira dá vida ao Tio Henry e o múltiplo Luiz Carlos Miéle é o Mágico, personagem que comanda indiretamente toda a saga de Dorothy. Pela primeira vez, Möeller & Botelho terão um animal em cena. Quatro cães vão se alternar no ‘papel’ de Totó, o cachorro que, de tão famoso, originou o apelido para cachorros de todo o mundo.
Fantasia, aventura e efeitos
A aventura fantástica dá o tom de toda a encenação, dirigida por Möeller, que, entre outras referências, pinçou elementos do cinema de Tim Burton e Fritz Lang (1890 – 1976). Assim como no filme original, a montagem terá uma clara diferença visual entre a primeira e a segunda parte, ou seja, entre a pacata vida de Dorothy no Kansas e sua intensa aventura por Oz. Se na primeira etapa tudo vai parecer com menos cor (o filme era em sépia), a segunda representa uma virada estética, que poderá ser vista nos cenários de Rogério Falcão e nos figurinos, a cargo de Fause Haten.
Acostumado a criar grandiosas cenografias (‘Um Violinista no Telhado’, ‘Gypsy’, ‘7 – O Musical’), Falcão projetou 14 cenários que servirão de palco também para um desfile de efeitos especiais, como explosões, projeções, voos, fogos e fumaça, usados especialmente na cena do tornado. O iluminador Paulo Cesar Medeiros e o engenheiro de som Marcelo Claret também trabalharam em conjunto para que os efeitos se integrassem à cena.
Com larga experiência no mundo da moda e apaixonado por teatro musical, o estilista Fause Haten aceitou na hora o convite da dupla para desenhar os figurinos. Entre seus desafios, esteve a recriação dos conhecidíssimos sapatos vermelhos de Dorothy, objeto de desejo da Bruxa Má. Ele e equipe colaram manualmente centenas de cristais svarovski sobre a peça. A armadura do Homem de Lata e a roupa da Bruxa – desta vez, toda feita de ataduras pretas – são outros pontos altos do trabalho. Junto com Fause, o visagista Beto Carramanhos (‘7 – O Musical’, ‘Judy Garland – O Fim do Arco-Íris’, ‘Gyspsy’, entre muitos outros) deu o toque final nas composições.
Ao lançar ‘O Maravilhoso Mágico de Oz’ em 1900, L. Frank Baum (1856-1919) costumava citar suas principais referências literárias: os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Lewis Caroll. Na época, sua ideia era ‘atualizar’ os contos de fada e contar histórias mais dinâmicas e modernas, que pudessem interessar crianças e jovens da época.
‘Chegou a hora de novos ‘contos maravilhosos’, nos quais os personagens do gênio, fada e do anão estereotipado sejam eliminados, junto com todo aquele derramamento de sangue criado por seus autores para demonstrar uma terrível moral em cada história (...) A história de O Mágico de Oz foi escrita puramente para agradar as crianças de hoje. Essa história aspira ser um conto de fadas moderno, no qual o deslumbramento e a alegria são assegurados, e o sofrimento e os pesadelos são deixados de fora’, escreveu na época.
Ele escreveu outros quatorze livros sobre Oz e seus personagens e viu suas histórias renderem uma série de derivações. Antes mesmo do célebre longa da MGM, outras oito versões foram filmadas. Não demorou para que surgissem teorias e estudos sobre os significados ocultos da saga de Dorothy, algumas sublinhando o aspecto teosófico da obra – religião na qual Baum era iniciado – ou mesmo detectando críticas políticas e sociais no enredo.
No último século, cineastas, músicos, diretores e estudiosos continuaram se debruçando sobre ‘O Mágico de Oz’. Referências estiveram presentes no trabalho de artistas tão diferentes como Elton John, David Lynch, Pink Floyd (o álbum ‘The Dark Side of the Moon’ pode ser tocado em sincronia com o filme) e o seriado ‘Os Simpsons’. Em março de 2013, chega aos cinemas ‘Oz: The Great and Powerful’, que contará a história da chegada do Mágico a Oz. Dirigido por Sam Raimi, o longa terá James Franco, Michelle Williams, Rachel Weisz e Mila Kunis no elenco.
Sinopse resumida: Dorothy Gale (Malu Rodrigues) tem uma vida pacata com seus tios Henry (Fernando Vieira) e Em (Bruna Guerin) em uma fazenda no Kansas. Após um tornado, ela – acompanhada de seu cachorro Totó – vai parar em Oz, onde conhece o Espantalho (André Torquato), o Homem de Lata (Nicola Lama) e o Leão Covarde (Lucio Mauro Filho). Juntos, os três seguem a Estrada de Tijolos Amarelos em busca do Mágico de Oz (Luiz Carlos Miéle) e enfrentam as vilanias da Bruxa Má (Heloisa Perissé).
O MÁGICO DE OZ
Um espetáculo de CHARLES MÖELLER & CLAUDIO BOTELHO
Elenco:
HELOISA PERISSÉ – BRUXA MÁ DO OESTE
LUCIO MAURO FILHO – LEÃO COVARDE
MALU RODRIGUES como DOROTHY
ANDRÉ TORQUATO – ESPANTALHO
NICOLA LAMA – HOMEM DE LATA
BRUNA GUERIN – GLINDA / TIA EM
FERNANDO VIEIRA – TIO HENRY
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
LUIZ CARLOS MIELE – MÁGICO
COM:
ANELITA GALO
ARTHUR ROZAS
AUGUSTO ARCANJO
BETO VANDESTEEN
BIANCA ANDREOLLI
CARLOS MARTIN
DANIEL NUNES
DANILO GAMBINI
DIEGO BIAGINNI
DIEGO MEJÍA
DITTO LEITE
ESTELA RIBEIRO
FLAVIO ARCO-VERDE
GIOVANNA MOREIRA
JANA AMORIM
JHEAN ALEX
JULIA DUARTE
JULIANA ROMANO
JUNIOR ZAGOTTO
KARINA MATHIAS
KOSTYANTYN BIRIUK
MARIA NETTO
MARIANA BARROS
NATACHA TRAVASSOS
OTAVIO ZOBARAN
PEDRO ARRAIS
VANESSA COSTA
e SAGE como TOTÓ
Direção Musical e Regência: MARCELO CASTRO
Supervisão Musical: CLAUDIO BOTELHO
Coreografia: ALONSO BARROS
Cenografia: ROGÉRIO FALCÃO
Figurinos: FAUSE HATEN
Iluminação: PAULO CESAR MEDEIROS
Design de Som: MARCELO CLARET
Visagismo: BETO CARRAMANHOS
Realização: AVENTURA ENTRETENIMENTO
SERVIÇO:Estreia dia 22 de fevereiro
Temporada de 22 de fevereiro a 26 de maio
Sextas, às 21h30. Sábados, às 16h e 20h. Domingos, às 15h e 19h.
Classificação: Livre
Duração: 150 minutos (intervalo de 15 minutos)
Ingressos:
Sextas:
R$ 40 (Balcão 2), R$ 70 (Balcão 1), R$ 120 (Plateia) e R$ 140 (Vip).
Sábados e Domingos:
R$ 60 (Balcão 2), R$ 110 (Balcão 1), R$ 160 (Plateia) e R$ 180 (Vip).
Teatro AlfaR. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro
Telefones: 11 5693.4000 e 0300 789 3377
Sobre o Teatro Alfa:
O Teatro Alfa destaca-se no circuito cultural de São Paulo por sua excelente infraestrutura, que respeita os mais rigorosos padrões técnicos internacionais. Inaugurado em abril de 1998, o espaço acolhe espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro, musicais, além de eventos corporativos, como congressos e seminários. Projetado e construído para uso diversificado, o Teatro Alfa é conduzido por uma equipe experiente e extremamente profissional que conquistou a admiração de artistas, produtores, companhias e também do público. O Teatro Alfa dispõe também de um Centro de Documentação e Memória (CDM), um espaço dinâmico de estudos, pesquisas, preservação e difusão da informação sobre os espetáculos apresentados no Teatro Alfa desde sua criação e sobre a história do próprio teatro, particularmente de seus projetos e ações culturais e educativas. A agenda do Teatro Alfa conta ainda com ações pedagógicas em que são desenvolvidos programas e atividades específicas de preparação do público infantil e de educadores.
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