Criado
pelas bailarinas Morena Nascimento e Andreia Yonashiro, espetáculo de dança tem
10 intérpretes que desempenham sua performance no átrio central de 21 metros e piso transparente
do Sesc Belenzinho. Plateia tem a opção de assistir de três pontos de vistas.
Entre os recursos cênicos, são usados 18 litros de tinta, 7 quilos de pedrinhas
coloridas e 2 quilos de penas brancas
Com o auxílio de uma
boia, o espectador flutua vagarosamente pela piscina aquecida do Sesc
Belenzinho. Sentado confortavelmente, posição de relaxamento, sente a leveza
provocada pelo balanço da água contra seu corpo. A cabeça recostada para trás,
mantém olhos fixos e atentos na ação que ocorre a alguns de metros de altura.
Por meio da claraboia transparente que cobre o átrio central do edifício, o
público enxerga o movimento dos 10 bailarinos.
A experiência é
proporcionada pelo espetáculo de dança Estudos para
Clarabóia, com direção e concepção das bailarinas Morena
Nascimento e Andreia Yonashiro que volta em cartaz
dia 15 de janeiro de 2013, terça, às
21h30. No elenco, os bailarinos Barbara Freitas, Chico Lima,
Letícia Tadros, Lua Tatit, Lucas Delfino, Marília Coelho, Natalia Fernandes,
Patrícia Árabe, Renato Vasconcellos e Willy
Helm.
Eles dançam no piso
transparente, parece que flutuam entre a piscina e o teto do átrio central do
SESC Belenzinho, e em diferentes momentos do espetáculo, despejam 18 litros de
tinta, 7 quilos de pedrinhas coloridas de diversos formatos, e 2 quilos de penas
brancas que voam impulsionadas por ventiladores manipulados pelos bailarinos.
Esses são só alguns exemplos de inúmeras interferências que surgem durante a
coreografia de 1 hora de duração. Os bailarinos interagem com esses objetos,
movimentando-se com a leveza e o inusitado da mesma água que cobre e embala seus
corpos.
Uma parte do público pode
assistir ao espetáculo de dentro da piscina, acompanhando a ação logo abaixo da
claraboia onde os bailarinos dançam, enquanto outros espectadores podem assistir
à dança do térreo, observando tudo de perto e do mesmo nível dos artistas ou de
qualquer um dos andares acima do átrio, tendo um ponto de vista superior do
espetáculo. O espectador da piscina recebe boias em formato de poltronas e deve
comparecer em trajes de banho.
O espetáculo dialoga com
a estrutura arquitetônica do Sesc Belenzinho, usando como palco a claraboia do
grande átrio central do edifício, de mais de 16 metros de comprimento e 12
metros de largura, com um pé direito de 21 metros de altura. A relação da dança
com o espaço arquitetônico propõe um jogo que inverte os pontos de visão dos
movimentos.
As bailarinas Morena
Nascimento e Andreia Yonashiro conceberam a primeira versão do espetáculo
Clarabóia em 2010, como um solo da própria Morena (que já integrou a
Companhia da renomada bailarina alemã Pina Bausch, precursora da dança
contemporânea). Desta vez, a dupla decidiu trabalhar com a performance de dez
intérpretes em um espaço maior para estudar as novas possibilidades artísticas
que esta situação oferece.
Cada ponto de vista
define recortes que transformam completamente a performance, onde homens e
mulheres convivem com objetos, brincam com cores, formas e volumes. A luz - que
atravessa a superfície de vidro transparente - ora evidencia a coreografia, ora o espaço vazio, ora o próprio público.
Esta situação, criada
pelas inversões espaciais, dialoga, ainda, com o jogo da luz original de
André Boll, a música de Natália Malo e a ágil
mudança de cores dos figurinos de Lia Damasceno em um diálogo
entre gesto, som, luz e cor. “A distância entre os movimentos e o público evoca
uma dimensão onírica que, aos poucos, revela e surpreende por meio de
composições imagéticas que questionam os limites que aparentemente separam
realidade e imaginação”, explica Morena Nascimento.
“Neste momento,
pesquisamos a dimensão e a força da dança coletiva em uma situação de diálogo
entre a performance e o espaço arquitetônico”, comenta Morena Nascimento. Para o
ano de 2013, Morena pretende finalizar o projeto que começou esse ano por meio
do Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, quando foi desenvolvido
um vídeo em colaboração com a premiada cineasta Petra Costa, com lançamento
previsto para fevereiro de 2013.
Ficha
Técnica:
Direção: Morena
Nascimento e Andreia Yonashiro. Intérpretes/Contrarregras:
Barbara Freitas, Chico Lima, Letícia Tadros, Lua Tatit, Lucas Delfino, Marília
Coelho, Natalia Fernandes, Patrícia Árabe, Renato Vasconcellos, Willy Helm.
Concepção musical e sonorização ao vivo: Natalia Malo.
Colaboração na pesquisa e provocação: Marina Guzzo.
Desenho de luz: André Boll. Operação de luz:
André Boll e Edson Reis. Consultoria e confecção de figurinos:
Lia Damasceno. Assistente de figurino: Guilherme Furnari.
Concepção, captação e edição de vídeo: Petra Costa.
Assessoria de imprensa: Arteplural. Produção:
Cais Produção Cultural. Direção de produção: José Renato F.
Almeida. Assistente de produção: Beto de Faria.
Serviço:
Duração: 60
minutos. Não recomendado para menores de 14 anos.
Temporada:
Dias 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30 e 31
de janeiro de 2013.
Terças, quartas e
quintas, às 21h30.
Ingressos
para piscina: à venda na Rede Ingresso
Sesc (nas unidades do Sesc). Preço: R$ 24,00
(inteira); R$ 12,00 (usuário matriculado no Sesc e dependentes, +60 anos,
estudantes e professores da rede pública de ensino); R$ 6,00 (trabalhador no
comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes).
É imprescindível a este
público o uso de trajes de banho (sunga, maiô ou biquíni em material sintético e
não transparente) e touca, recomendando-se chegar com ao menos meia hora de
antecedência aos vestiários da piscina e não esquecer de levar seu cadeado para
guarda dos pertences nos armários.
Para assistir ao
espetáculo do térreo ou de algum dos andares do átrio, não é necessário adquirir ingressos, bastando
comparecer à bilheteria da Unidade com alguma antecedência nos dias de
espetáculo. Fotos Sandro Miano
Sesc Belenzinho – Área de
Convivência – Átrio da Torre.
Rua Padre Adelino, 1.000
– Belenzinho.
São Paulo - SP - CEP
03303-000.
Telefone: (11)
2076-9700.
Nenhum comentário:
Postar um comentário