Muito antes de representar o Comendador na novela Império, ou Romero Rômulo em A Regra do Jogo, Nero já acumulava um trabalho consistente como músico, compositor e ator. Natural de Curitiba, Paraná, foi em sua cidade natal que o ator deu início a carreira artística nas bandas Grupo Fato, Banda Maquinaína e Denorex 80. Depois de participar de algumas produções teatrais, foi no espetáculo Os Leões, dirigido por Nadja Naira (designer de luz neste projeto) que ele despertou atenção nacional. Em O Grande Sucesso, Nero resgata estas relações: no elenco, o time de profissionais é quase todo curitibano. O texto foi encomendado pelo ator para o amigo Diego Fortes (que também dirige a peça).
Carmem Jorge (preparadora corporal e coreógrafa), os atores e músicos Rafael Camargo, EliezerVander Brock, Fernanda Fuchs, Fabio Cardoso, Edith Camargo e o diretor musical Gilson Fukushima (que já trabalhou com o ator no grupo Fato) “são da terrinha”. Integram também o elenco os artistas Carol Panesi e Marco Bravo. O Grande Sucesso acompanha a última parte de um espetáculo que já está acontecendo há três horas. O público faz companhia a um grupo de artistas secundários que esperam na coxia a sua vez de entrar. Nesses bastidores, eles discutem sobre o sucesso e o fracasso da obra apresentada, do ator protagonista Patrick Emanuel e levantam uma série de questões filosóficas, hipotéticas e metafísicas que vão muito além do universo teatral. Entre uma coisa e outra, cantam e dançam. Uma peça bem-humorada, provocativa e que conta com trilha musical original executada ao vivo. A peça tem traços de conteúdos pessoais de Nero, que explica que o projeto é uma aventura criativa coletiva: “Todo mundo faz tudo junto e muita coisa acontece das nossas improvisações”, conta. O sucesso é o cerne da peça, mas não se engane: Tudo é levado de forma subjetiva, nada óbvia. "A gente vive num mundo onde só vale o sucesso, mas para conseguir sucesso você precisa de muitos fracassos", sinaliza o ator.
Vivo EnCena O Grande Sucesso integra o projeto cultural Vivo EnCena, uma iniciativa da Vivo, que acredita que o teatro vai além do espetáculo e investe nele, e na música, como elemento de transformação. Além da temporada em São Paulo, o espetáculo seguirá turnê Vivo EnCena por diversas capitais brasileiras. A programação traz também os “Encontros Vivo EnCena”, que acontecem após o espetáculo e geram a aproximação do público com os artistas, convidando para a reflexão criativa de quem produz e de quem consome cultura. O Vivo EnCena oferece, ainda, workshops gratuitos que buscam a formação de plateia e a inclusão cultural. Realizado há mais de 12 anos, o projeto beneficia dez estados brasileiros e tem curadoria e gestão do Teatro Vivo, na capital paulista.
Vivo Transforma O Vivo EnCena é um dos principais projetos que integram a plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas essencialmente à música e ao teatro. Em 2016, são mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário