Artista plástica brasileira Geovana Clea abre mostra individual “Stardust”na Visionnaire Design Gallery em Milão
Texto baseado na matéria escrita por Lenise Alves de Castro
para Revista Ludovica.
A artista plástica brasileira, natural de Alagoas e radicada em
Milão Itália. Geovana Clea (1977), esta sendo aplaudida e reconhecida entre os
melhores na Itália.No seu currículo constam exposições em centros de arte internacionais como Nova York, Los Angeles, Paris, Roma, Lisboa, Basiléia, Monte Carlo.
Participou da 54ª Biennale de Venezia e, em dezembro de 2014, ganhou o prêmio do “Carrousel du Louvre
Apresentação da mostra Stardust é uma ótima ocasião para conferir sua obra. Há 20 anos, a realização de um curso de arte em Florença constituiu um divisor de águas na carreira de Geovana Cléa.
O fascínio nela exercido pelo contato com o berço do renascimento e com a arte dos grandes mestres renascentistas foram o despertar de seu potencial para as artes plásticas. Após um ano de curso na Itália, ela volta ao Brasil e começa a desenvolver experiências pictóricas. Geovana descobre então sua identidade com a arte contemporânea. A partir daí, inicia a busca de seu estilo e personalidade artística.
Ao retornar para a Itália, conheceu seu atual marido e resolveu fixar residência por lá. E desde então, vem construindo uma carreira de prestígio e reconhecimento pelos críticos e jornalistas da área.
Sobre a mostra Stardust, Geovana conta que a inspiração nasceu às margens de um rio chamado Trebbia (norte da Itália). Um lugar de reflexão, onde encontrou pedrinhas que possuíam no seu interior cristais de quartzo branquíssimos, o que despertou seu olhar de artista. Após inúmeras fotos de relevo, a idéia começou a ser desenvolvida então buscou e conseguiu apoios de peso como do arquiteto Marcello Albini, Swarovski e Gobbeto.
A série consiste em um minucioso trabalho composto de pedras (pó de quartzo branco) colhidas à beira do rio, unidas a minerais líquidos, cristais swarovski e resina. Suas obras criam imagens cósmicas como uma projeção do pó das estrelas, evocando as origens da terra mãe, com cores intensas e plenas de expressividade. Em um artigo, Alessandro Rizzo analisa com profundidade a obra de Geovana: “O seu abstracionismo conceitual nos leva, assim, a saborear com vigor e emoção novas perspectivas e novos panoramas: cenários que recordam com a força da transparência, que somente a resina pode doar visões interiores únicas e ricas de sentimento”.
Geovana é uma artista que já firmou seu espaço no mundo das artes, seu trabalho transmite emoção e beleza, passa para sua obra seus mais profundos sentimentos e imaginação.
A mostra Stardust segue até 21 de dezembro de 2015.
A curadoria de Marco Morandini.
No Brasil, Geovana expôs em outubro passado, pela primeira vez na Galeria Gamma em Maceió.
WWW.geovanaclea.com
Geovana Cléa
“STARDUST”
Visionnaire Design Gallery
Pizza Cavour, 3 – Milano
Exposição até 21 de dezembro de 2015.
Veja nas imagens:A_artista_plástica_Geovana_Clea_pousa_alo_lado_de_sua_obra_na_exposição_individual.;A_esquerda_Benedetto_Marzullo_(Corriere_della_Sera,_grupo_RCS),_Connie_Chiaro_(Manager_Marketing_e_comunicaçao_do_RCS_Group_onde_inclui_varias_revistas_e_jornais_como_La_Gazzetta_dello_Sport_e_Corriere_del.j Geovana_Clea_(artista_plástica)_e_Leonor_Cavalli_(propieta´ria_da_Visionnaire_Gallery); Marco_Morandini_(Curador_da_exposiçao_Stadust. ; Alicia filha de Geovana Clea, Vanessa e Geovana Clea.; CONVITE. ; Stardust.Opera Black Stone.jpg ; Massimo Cavalieri (Senior Market Manager Swarovski -Italia);
Parabéns a essa artista que brilha no cenário internacional, e leva o nome do Brasil para a europa.
ResponderExcluirParabéns Geovana quanto orgulho nos brasileiros estamos sentindo nesse momento....parabéns, parabens
ResponderExcluirParabéns Geovana quanto orgulho nos brasileiros estamos sentindo nesse momento....parabéns, parabens
ResponderExcluir